A ACIG, recebeu ontem cedo na entidade (07/05), a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, a BRK Ambiental, Energisa, alguns empresários, as secretarias de infraestrutura, desenvolvimento econômico e meio ambiente, a secretaria de ciência, tecnologia e inovação, o secretário de desenvolvimento urbano e demais membros do executivo municipal, com o objetivo de fazer o levantamento geral sobre todas as demandas referentes ao Parque Agroindustrial de Gurupi, atualmente.
A BRK Ambiental, fez visita a campo para analisar o parque e ficou constatado que lá precisará de redes específicas. Por isso é necessário que os empresários se dirijam até a BRK para fazer o seu cadastro, demostrando interesse nas redes de água.
A rede de água também complementará o trabalho do corpo de bombeiros, pois para que haja mais segurança contra incêndios no parque, necessita-se da instalação de hidrantes públicos na região. Geralmente também existe a obrigatoriedade de hidrantes particulares nas edificações, que depende do tamanho da área construída, no caso acima de 750 metros.
Com relação a segurança pública, a secretária de ciência, tecnologia e inovação, Talita Pereira, comentou sobre o Projeto Olho Vivo, que contemplará o PAIG, com mais câmeras de monitoramento, além de melhorias na central da Polícia Militar com novos equipamentos.
Segundo Áureo Rodrigues, coordenador das equipes de campo da Energisa, não há hoje problemas de suprimento de energia. Agora Gurupi é atendida pelo Sistema Integrado Nacional, deixando de ser atendida pela usina de Peixe. E que na energisa, há um canal específico para atendimento das demandas que forem surgindo e também aos interessados há uma consultoria gratuita. Então quem precisar de qualquer suporte, deverá entrar em contato para fazer sua solicitação.
Outra pauta foi o número de animais soltos dentro do Parque Agroindustrial de Gurupi, de acordo com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), estão sendo construídas baias para alocar esses animais e que notificações aos donos dos mesmos também estão sendo feitas.
Na parte de infraestrutura, a secretária Juliana Passarin, disse que será feita melhorias na rotatória que dá acesso ao parque pela avenida Goiás, que a infraestrutura tem ido semanalmente na região fazer a manutenção e tapa buracos, que já foi feita a troca das lâmpadas dos postes e que serão colocados braços nos postes que não tem, para instalação de novas lâmpadas e que a coleta de lixo está funcionando normalmente.
“Estamos contentes com essa união de todos envolvidos em direção ao PAIG de Gurupi. De uma só vez reunimos todos, otimizamos e iremos concluir melhorias necessárias e fundamentais para um parque promissor, gerador de renda e empregos. Nada mais justo intercedermos junto ao poder público, concessionárias como BRK e Energisa, para que os projetos saiam do papel e se transformem de fato em obras o mais rápido”, disse o presidente da ACIG, Wilson de Souza.
“Essa é a nossa segunda reunião. Nós fizemos uma reunião no meu gabinete, com o presidente Wilson, lá nós tratarmos do parque agroindustrial e resolvemos fazer uma grande reunião com todos os envolvidos, BRK, Energisa, poder público e empresariado para que juntos pudéssemos criar um cronograma de ações. O poder público municipal é importante, mas iremos entrar em contato com o governo do estado e com os parlamentares para que juntos possamos angariar os recursos necessários para que o nosso parque fique mais belo e um cartão postal do município de Gurupi”, disse a prefeita Josi Nunes.
Na reunião ficou acordado que será solicitado ao governo, um projeto sobre a revitalização do Parque Agroindustrial de Gurupi, elencando todas as reivindicações e as maiores necessidades da região.